quarta-feira, 17 de março de 2010

Jornais noticiam e repercutem projeto sobre cães



 
A aprovação do projeto de lei que responsabiliza os proprietários e condutores de cães pelo recolhimento das fezes dos animais depositadas em vias e praças públicas foi pauta de diversos jornais de Campinas. No domingo, 14, o matutino Correio Popular publicou artigo do vereador Thiago Ferrari (PMDB), autor do projeto, no qual aborda a importância da conduta cidadã dos condutores dos animais em locais públicos. Hoje, 

as emissoras de televisão, EPTV Campinas e Band Campinas, divulgaram o resultado da votação ocorrida na reunião legislativa de segunda-feira à noite, quando o projeto teve o apoio de 18 vereadores.

A EPTV Campinas gravou entrevista com Thiago Ferrari logo após a votação do projeto. A repórter Edlaine Garcia conversou com o vereador, que foi indagada sobre a aplicação da lei. Em resposta, disse que o projeto tem por objetivo estimular o proprietário ou o condutor do animal a recolher as fezes com sacos adequados, de preferência de papel, sem que seja necessária a aplicação de multas. “A gente quer que o fiscal, mais do que multar, oriente”, disse o vereador, que defendeu o caráter educativo da lei. E completou: “tenho certeza de que as pessoas entendendo a importância dessa lei em relação à saúde pública, elas vão respeitar.”

A notícia sobre a aprovação do projeto foi publicada, também, no site da EPTV.

No jornal Boa Tarde, da TV Band Campinas, Thiago Ferrari foi entrevistado pelos jornalistas José Arnaldo e Roberta Campos, aos quais defendeu a participação de toda a sociedade para mudar o comportamento daqueles que ao conduzirem os animais em locais públicos não se preocupam com a higiene. O vereador afirmou que não é rara a presença dos animais em praças onde as crianças brincam em bancos de areia nos quais os cães evacuam. “Isso é um problema de saúde pública”, disse Ferrari.

O Correio Popular dedicou quatro colunas, com manchete da página A6, na edição de ontem, 15 (segunda-feira), na qual anuncia a votação do projeto na reunião legislativa prevista para a noite. Na reportagem, as jornalistas Marita Siqueira e Milene Moreto informam sobre as emendas apresentadas ao projeto desde a semana passada, quando foi submetido pela primeira vez à votação e aprovado em relação à legalidade e constitucionalidade.

Na edição de hoje, o Correio Popular dedica também quatro colunas, no pé da página A6, na qual informa sobre a aprovação do projeto em meio à polêmica e à discussão provocadas pelos vereadores que questionaram a aplicabilidade da lei.

O Correio Popular tem, ainda, publicado diversas cartas de leitores com opiniões divergentes sobre o projeto.

O jornal TodoDia, de Americana, publicou a notícia sobre a aprovação do projeto, em texto assinado pelo repórter Daniel Azevedo, na página 04, da edição de hoje. O texto destaca a aprovação, as penalidades previstas a quem descumprir a lei e a crítica sobre a dificuldade na aplicação da lei, conforme expôs o vereador do PSDB, Artur Orsi.

Vários foram os sites que também noticiaram a aprovação do projeto.

Jusbrasil

Mais Interior

Cosmos On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário