terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Projeto prevê a inclusão digital de jovens entre 15 e 29 anos


Os vereadores de Campinas aprovaram, por unanimidade, na sessão de ontem (22/02) o projeto de lei que institui o programa sócio-educativo Jovem.Com, de autoria do Executivo. Também foram aprovadas as três emendas de autoria do vereador Thiago Ferrari (PMDB).
Jovem.Com é um programa de inclusão que tem como objetivo proporcionar aos jovens, com idades entre 15 e 29 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social, sua reinserção na sociedade por intermédio da inclusão digital.
O texto da primeira emenda amplia o benefício a todos os jovens, já que no projeto original somente os jovens que estavam desempregados poderiam participar. A segunda determina que 5% das vagas seja reservada para jovens portadores de alguma deficiência física. A terceira desliga do projeto aqueles que apresentarem dados falsos.
O projeto e emendas foram encaminhados para o Executivo municipal para sanção ou veto do prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos (PDT).
Os jovens que ingressam no programa recebem bolsas de estudos, que podem variar de R$ 60 a R$ 500, com duração de um ano podendo ser prorrogada por igual período,
e formação básica e avançada em informática além da possibilidade de participação em uma série de oficinas de desenvolvimento pessoal, identidade, projeto de vida, empreendedorismo e criatividade.
Para o vereador Thiago Ferrari (PMDB) “Devemos apresentar aos jovens oportunidades e mostrar que eles são capazes”. Para os interessados serão exigidos que estejam cursando ou concluído o ensino médio e estar incluso em uma renda salarial de até três salários mínimos. O programa poderá ser mantido por meio de convênios entre a Prefeitura e entidades beneficentes de assistência social e que estejam cadastradas no Conselho Municipal e ou no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Também poderá ser firmado parcerias com entidades educacionais, comunitárias, sindicais, empresariais e filantrópicas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário