terça-feira, 13 de abril de 2010

Plano da Juventude é aprovado em primeira discussão

(Campinas, 07/04/2010) – Com 25 votos favoráveis, o projeto de lei que institui o Plano Municipal da Juventude foi aprovado, em primeira discussão, na reunião legislativa de hoje à noite. O projeto, de autoria do vereador Thiago Ferrari (PMDB), tem por objetivo a elaboração e execução de uma política permanente de apoio à juventude em todas as suas dimensões.
Segundo o vereador, o Plano Municipal da Juventude se inspira no Plano Nacional da Juventude, cujo projeto é discutido desde 2007. A aprovação do projeto busca assegurar os direitos fundamentais para o jovem nas várias áreas da cidadania, como Educação, Trabalho, Saúde, Lazer, Cultura etc.
O projeto define uma série de diretrizes e princípios para orientar a formulação de políticas destinadas à assegurar os direitos da juventude no município.
Entre os princípios, há os que estabelece as responsabilidades da Administração Pública em relação aos direitos dos jovens entre 15 e 29 anos, com relação aos gêneros, etnias, aspectos sócio-econômicos, no campo da Educação, da Cultura, da Saúde, da formação para o mercado de trabalho, além das atividades relativas ao desporto, ao lazer, à participação política, entre outras.
O plano incorpora também o direito à universalização do ensino médio público e gratuito, o estímulo ao empreendedorismo, a inclusão digital e a atenção especial aos jovens portadores de deficiência.
Há ainda prioridade para a criação de programas de prevenção ao uso e disseminação de drogas e à recuperação de jovens usuários.
O jovem e o mercado de trabalho
O ingresso do jovem no mercado de trabalho é um dos grandes desafios na vida de qualquer indivíduo. Estar preparado para assumir uma atividade profissional implica em formação e aprendizado.
O Governo do Estado possui, entre vários programas, dois que cuidam da preparação e inserção do jovem e do adolescente no mercado de trabalho. São eles o Aprendiz Paulista e o Jovem Cidadão.
Para conhecer melhor esses programas, acesse os seguintes endereços:
Programa Aprendiz Paulista
Programa Jovem Cidadão
https://www.empregasaopaulo.sp.gov.br/imoweb/index.jsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário