terça-feira, 13 de abril de 2010

Dois projetos do vereador na reunião de hoje

(Campinas, 24/03/2010) – A pauta da reunião legislativa de hoje à noite, na Câmara Municipal, prevê a votação de dois projetos do vereador Thiago Ferrari (PMDB). O primeiro institui o Dia Nacional do Cigano, 24 de maio, no calendário oficial do Município. O segundo projeto trata da responsabilidade administrativa dos agentes causadores da poluição sonora, nociva ou perigosa, em locais públicos.
O projeto de lei que prevê os limites para a emissão de ruídos e multas para quem infringi-los será votado em segunda discussão. A proposta nasceu na Comissão Especial de Estudos (CEE) instalada no primeiro semestre do ano passado e que, por meio de três audiências públicas, recolher críticas, reclamações e contribuições para a elaboração de um projeto de lei com o objetivo de disciplinar a emissão de ruídos e, assim, reduzir a poluição sonora na cidade. Thiago Ferrari presidiu a Comissão de Estudos, proposta em fevereiro de 2009 por ele.
O projeto que institui no calendário do Município o Dia do Cigano é um reconhecimento à etnia que tem representantes em diversos bairros de Campinas. Segundo o vereador, Campinas abriga dois grandes grupos de ciganos: o “Calon”, composto por cidadãos que emigraram para o Brasil via Portugal e Espanha e o “Rom”, cujos individuos vieram da Iugoslávia, Romênia, Rússia, Alemanha, França e vários outros países. Dentro do grupo “Rom” há subgrupos, como os kalderash, ragari, horaranó, matchuaia e iovara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário